Dúvidas Gerais Sobre a Serra da Bodoquena
1 – Quando é a alta temporada?
Em Bonito e Bodoquena, a alta temporada é definida nos períodos que englobam o final do mês de dezembro, todo o mês de janeiro, a semana do carnaval, nas férias de julho e todos os demais feriados prolongados no ano.
2 – Qual a melhor época para viajar para a Serra da Bodoquena?
O clima da região é predominantemente tropical, e mantém uma temperatura constante e agradável durante o ano inteiro. Além disso, a região possui duas estações bem definidas, a seca e a úmida. Nos meses de verão, as chuvas estão mais presentes. Já no inverno, os dias ficam mais secos. Nos meses de baixa temporada, os preços dos passeios são menores e dificilmente haverá superlotação de algum atrativo, já na alta temporada os preços são maiores e existe a possibilidade de não haver vagas para alguns atrativos
3 – Quando não ir para Serra da Bodoquena?
Não existe época do ano para não visitar Bodoquena e Bonito – MS, afinal, este é um destino que pode ser conhecido em qualquer época do ano, já que a temperatura da região se mantém constante e agradável durante o ano inteiro. As roupas de neoprene oferecidas nas atividades de flutuação auxiliam com a sensação térmica mesmo nos dias mais frios, além disso, a temperatura das nascentes se mantém agradável o ano todo.
4 – Qual o melhor mês para viajar e conhecer a Serra da Bodoquena?
Há prós e contras em quaisquer épocas do ano, por exemplo: o verão, que acontece entre os meses de dezembro e março, é a época do ano que mais chove em Bodoquena e Bonito – MS. O calor aumenta, e a temperatura pode passar dos 35º Celsius. Com as chuvas, aumenta a vazão das cachoeiras e elas ficam mais cheias e as quedas d’água ainda mais lindas. Sem falar que a vegetação fica mais verde e exuberante, oferecendo um lindo visual à paisagem. Na estação seca que ocorre entre os meses de maio a setembro, os rios estão com seus volumes mais baixos e com suas águas mais cristalinas, e os visitantes podem observar mais facilmente os animais que habitam a região. Nos meses de inverno, as temperaturas caem um pouco, especialmente à noite, permanecendo agradáveis ao longo do dia.
5 – Bonito e Bodoquena têm taxa ambiental ou de preservação?
Não existe taxa de preservação ambiental, pois todos os passeios são feitos em propriedades particulares e o valor pago pelos passeios incluem todos os serviços e guia credenciado.
6 – O que devo levar para a Serra da Bodoquena?
A Serra da Bodoquena é o melhor lugar para se praticar o Ecoturismo no Brasil. Devemos estar preparados para todas as situações que este tipo de turismo nos exige. Você irá caminhar ou fazer trilhas, portanto devemos trazer um par de tênis confortável e não se esqueça dos chinelos. Traga roupas leves e de banho. Protetor solar e repelente são proibidos nas flutuações, mas serão sempre importantes nos outros momentos.
7 – Devo levar dinheiro?
Hoje em dia a maioria dos locais aceitam cartões, mas pode haver situações de falta de sinal de internet e as maquininhas falham. Portanto, para que você não tenha problemas é importante ter consigo uma quantia em dinheiro. No município de Bonito as únicas agências bancárias são: Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil e Sicredi e não há caixas 24 horas. Em Bodoquena somente agências do Banco do Brasil e Bradesco, também não há caixas eletrônicos.
8 – Preciso tomar vacina contra febre amarela?
Não é exigido para viajantes da Serra da Bodoquena, somente se houver em todo o país um surto da doença esta exigência aconteceria para todas as pessoas que viajam e passam pelo aeroporto.
9 – Qual a garantia que farei todos os passeios que comprei pelo site?
A prefeitura de Bonito tem um sistema de gestão de passeios que integra todas as vagas e as vendas das agências. Quando o turista compra um passeio pelo site, ou por telefone com um agente de viagem, é emitido um voucher digital (ingresso) que irá garantir a sua vaga aquele dia e horário escolhido. Cada passeio tem um limite diário de visitação definido pelo licenciamento ambiental. Você poderá retirar seus vouchers na agência ou solicitar a entrega no local de sua hospedagem. Com o voucher em mãos basta entregar no check-in do passeio marcado.
10 – Como vou receber meus ingressos?
Ao chegar em Bonito ou Bodoquena, você deverá passar na agência e retirar seus vouchers com um de nossos consultores. Aproveite este momento para tirar suas possíveis dúvidas. Se sua hospedagem for na região central de Bonito ou Bodoquena, nossa equipe poderá deixar seus vouchers em seu meio de hospedagem, caso você queira. Confira todos os vouchers de passeios e se surgir alguma dúvida, entre em contato conosco.
11 – O que posso fazer à noite em Bodoquena e Bonito?
Tanto Bodoquena quanto Bonito são cidades consideradas seguras, sem violência, portanto, aproveite para passear a pé nas praças das cidades e nas avenidas centrais, conhecer as lojas de souvenir e artesanatos locais e escolher um bom restaurante para apreciar a gastronomia sul-mato-grossense. Além disso Bonito conta com atrativos que podem ser aproveitados no período noturno como o Aquário de Bonito, o Projeto Jiboia entre outros.
12 – Como faço para alugar uma câmera subaquática?
Em Bonito existem várias empresas que alugam equipamentos fotográfico, inclusive câmeras subaquáticas. Caso não queira alugar uma câmera, você pode fazer uso de uma capinha estanque para celular que configura em uma alternativa mais barata. Existem muitos tipos de capinhas para celular 100% à prova d’água, porém é importante comprar o produto de um fabricante confiável, para não colocar em risco seu smartphone e os registros da sua viagem.
O Que é Importante Saber Sobre o Clima na Serra da Bodoquena
13 – Qual a melhor estação do ano para conhecer a Serra da Bodoquena?
A Serra da Bodoquena tem clima agradável o ano todo, com alguns dias de frio no inverno. As estações do ano têm normalmente as seguintes características:
- Verão: sol forte, muito calor e chuva, paisagens verdes, cachoeiras exuberantes.
- Outono: temperatura amena, paisagens verdes e pouca chuva.
- Inverno: tempo seco, alguns dias de frio e pouca chuva, vegetação seca, rios com volume de água baixo e muito limpos, excelentes para flutuação.
- Primavera: a paisagem começa a florescer, época de apreciar a florada dos Ipês. Poucas chuvas, águas limpas.
14 – Qual a temperatura das águas dos rios para flutuação ou mergulho?
As águas da Serra da Bodoquena costumam ter uma temperatura constante durante todas as estações do ano. Nas nascentes a temperatura fica em média entre 22 a 24 graus. Já nos leitos dos rios, a temperatura é um pouco menor e fica em torno de 19 a 22 graus.
15 – O que fazer se chover no dia do meu passeio?
Muitos passeios em Bonito e Bodoquena não são afetados pela chuva e alguns podem inclusive ficar mais emocionantes. Já no caso de uma chuva muito forte o atrativo pode julgar necessário desmarcar as atividades por segurança. Neste caso você pode trocar o dia (havendo disponibilidade) ou você será reembolsado na própria agência.
16 – Devo levar roupas de frio durante o inverno?
O inverno na região da Serra da Bodoquena é de temperatura agradável durante o dia com um friozinho a noite. Porém, pode ser que em alguns dias, a temperatura fique realmente baixa, muito frio, e você vai precisar de roupas quentes de inverno para poder aproveitar as atividades do Festival de Inverno que acontece anualmente no mês de julho e conta com atrações musicais, teatrais e oficinas com temas diversos. Consulte seu aplicativo preferido de temperatura e não esqueça te trazer a roupa de frio.
O Que é Importante Saber Sobre os Passeios de Bonito e Bodoquena
17 – Como escolher meus passeios em Bonito e Bodoquena?
Os passeios na Serra da Bodoquena dividem-se em 6 categorias: flutuação, contemplação, trilhas e cachoeiras, grutas, aventura e passeios urbanos. Todos eles têm seus propósitos e graus de dificuldade. Entre em nosso site para escolher os passeios que mais você se identifica, leia com atenção a descrição de cada atrativo. Lá você irá encontrar todas as informações necessárias para a sua decisão como: duração, tipo de dificuldade, exigências especiais e idade mínima.
18 – Os preços dos passeios são tabelados?
Sim. Os valores são fixos e definidos pelos proprietários dos atrativos.
19 – Quanto custa um passeio para Bonito e Bodoquena?
Os passeios em Bonito e Bodoquena variam de R$ 50,00 a R$ 1.120,00 por pessoa, podendo sofrer variações em meses de alta e baixa temporada.
20 – Como faço para almoçar durante o dia entre os passeios?
A maioria dos passeios tem buffet e você já pode incluir a refeição no ato da compra do passeio. Em alguns casos, o almoço já está incluso. No caso de ter intervalo entre os passeios, o almoço pode ser na cidade. Bonito e Bodoquena contam com muitas opções gastronômicas.
21 – Quais os melhores passeios para as crianças?
Todos os passeios têm limite de idade, com exceção dos balneários, que contam com uma estrutura completa para todas as idades. Crianças acima de 5 anos já podem fazer a maioria dos passeios. Verifique o limite de idade de cada atrativo em nosso site.
22 – Devo alugar equipamentos para os passeios?
Não. Todos os atrativos oferecem os equipamentos necessários para as atividades. Porém, caso queira poderá alugar Câmeras de mergulho (go-pró) e sapatilhas (papete) quando achar que será importante.
23 – Preciso de um guia para os passeios?
Todos os atrativos, contam com guia qualificado e cadastrado pelo Ministério do Turismo, que acompanha os grupos em todo o percurso da atividade.
24 – Quais são os passeios que não posso deixar de fazer?
A escolha dos passeios em seu roteiro de viagens depende de quantos dias você irá ficar na Serra da Bodoquena, além disso, depende do tipo de passeios que o visitante se identifica. Os passeios na Serra da Bodoquena dividem-se em 6 categorias: flutuação, contemplação, trilhas e cachoeiras, grutas, aventura e passeios urbanos. As flutuações são muito procuradas, pois as águas cristalinas da Serra da Bodoquena são famosas pela visibilidade. Os passeios de Trilhas e Cachoeiras são formidáveis e agradam a todos. Já para os aventureiros Abismo Anhumas e Boca da Onça não devem ficar de fora. Já os balneários e os passeios de bote, boia cross são muito procurados pelas famílias. O mais importante é se divertir em uma das muitas opções que a Serra da Bodoquena oferece, e como dica faça ao menos um passeio de cada categoria e inclua em seu roteiro as opções de passeios noturnos.
25 – Qual a diferença entre as flutuações? Como escolher a melhor para mim?
Cada flutuação tem suas características com pequenas diferenças de visibilidade, vida subaquática, tempo de flutuação e acompanhamento. Você pode escolher dentre várias opções, como por exemplo:
O Aquário Natural na Reserva Ecológica Baía Bonita um dos mais incríveis passeios de flutuação da Serra da Bodoquena, toda feita na companhia de exuberante vegetação subaquática e de peixes de rica beleza, onde o visitante tem a sensação de estar dentro de um verdadeiro aquário, e o visitante poderá aproveitar a tirolesa que o atrativo oferece no final.
Na Barra do Sucuri basta deixar o corpo ser levado pela suave correnteza de suas águas. Com uma das melhores visibilidades da região enxergando até 20 metros. Imensos jardins subaquáticos com uma incrível diversidade de peixes até a chegada no encontro das águas do Rio Sucuri com o Rio Formoso. Um sítio à Beira do Rio Formoso que dispõe de banheiros, vestiários e bar, o passeio inicia-se em um barco a remo, subindo o Rio Sucuri 1.300m e depois é feita a descida do rio flutuando com colete salva-vidas, roupa de neoprene, máscara e snorkel.
Outro destino maravilhoso é a Nascente Azul, uma das atrações mais famosas e mais encantadoras do paraíso do ecoturismo. A flutuação é feita na nascente do Rio Bonito e chama atenção pelos diversos tons de azul que possui. O habitat dos lindos peixinhos coloridos e da abundante vegetação subaquática tem sete metros de profundidade. E, para quem não se contentar em ficar na parte de cima, é possível tirar o colete e mergulhar livremente, com apoio de uma corda guia.
Outra deslumbrante nascente é a flutuação do Rio Sucuri, que recebe esse nome por ter o formato de uma cobra, quando observado de cima. Um dos rios de águas mais cristalinas no mundo. Uma caminhada na mata ciliar de 400 metros, com pequenos mirantes das nascentes do rio é o início da aventura. A flutuação nas águas cristalinas do Rio Sucuri é pura contemplação das belezas da flora subaquática e a interação com diversos cardumes de peixes como piraputangas, pacus, corimbas e muito mais.
Já a flutuação no Rio da Prata é um incrível mergulho em um imenso aquário de águas cristalinas, ao lado de piraputangas, piaus, pintados, dourados e tartarugas, imersas em uma exuberante imensidão de águas azuis, o início mergulho superficial com máscara e colete ou roupa de mergulho na nascente do Rio Olho D’água, aonde você irá se deparar com um novo mundo diante de seus olhos. A sensação é de estar voando em meio a plantas subaquáticas e peixes no Rios Olho d`Água e ainda em um trecho do Rio da Prata!
Nas flutuações estão inclusos os acessórios e equipamentos básicos para segurança e conforto: roupa de neoprene, máscara e snorkel, colete salva-vidas e sapato para flutuação. Além, é claro, do acompanhamento de um guia, que dará treinamento e estará sempre à disposição.
26 – Qual a duração dos passeios?
Cada passeio demanda um tempo específico. Esse tempo inclui o deslocamento e outras atividades, como uma trilha para se chegar a um local específico, com paradas para contemplação e banho de cachoeira. Algumas atividades podem levar 2 ou 3 horas e outras o dia inteiro. Confira em nosso site essa informação dentro de cada atrativo.
27 – Quantos passeios posso fazer por dia?
Isto irá depender dos passeios escolhidos. Muitos passeios exigem o dia inteiro para a atividade no atrativo. Porém é possível fazer em média 2 (dois) passeios ao dia, caso possam ser agendados em períodos diferentes, um matutino e outro vespertino. Em alguns casos, você pode incluir um passeio noturno, caso não esteja muito cansado. Você pode organizar seu roteiro com vários passeios e otimizar seu dia. Nós fazemos isso por você, nossa especialidade é a personalização de roteiros.
O Que é Importante Saber Sobre o Transporte na Serra da Bodoquena
28 – Como funciona o transporte em Bonito?
Caso você não venha para Bonito de carro próprio, você terá algumas opções como: alugar um carro, utilizar o transporte compartilhado (vans e micro ônibus), utilizar os serviços de táxi ou táxi com motorista e até mesmo fazer alguns passeios de bicicleta.
29 – Irei de avião até Campo Grande, como faço para chegar até Bonito ou Bodoquena?
Você pode locar um automóvel e retirar no aeroporto em Campo Grande, porém terá que viajar por aproximadamente 300 km para chegar na cidade de Bonito (BR-060 e MS-382) e 250 km para chegar em Bodoquena (BR-262 e MS-339). São 3 horas para Bodoquena e 4 horas para Bonito aproximadamente e deve-se ter todo o cuidado pois devido a proximidade com ambientes naturais muitos animais podem cruzar a pista, por isso, não é aconselhável fazer o trajeto durante a noite. Se preferir você pode optar pela retirada de seu veículo já na cidade de Bonito e utilizar um transporte compartilhado para chegar a cidade.
30 – Vou de carro próprio, como faço para chegar nos passeios?
Bonito e Bodoquena são cidades de tráfego bem simples. As estradas, mesmo de terra, estão em boas condições. Há sinalização para os passeios e você receberá um mapa de nossos consultores. Não precisa de tração 4X4.
31 – Bonito tem táxi?
Sim, você pode contar com uma frota de táxi pela cidade. Você também pode locar um táxi com motorista.
32 – Os passeios têm estacionamento?
Sim, todos os atrativos têm área aberta para estacionar sem cobrança adicional.
33 – O transporte compartilhado vai passar na minha hospedagem para me levar aos passeios?
Sim, tanto na ida como na volta. O transporte compartilhado é previamente agendado. Nossa equipe informa o horário via WhatsApp no dia anterior até as 18h00. Caso você não receba o nosso contato, por favor, entre em contato com nossa agência. É muito importante essa informação pois não podem ocorrer atrasos. Se você perder o horário, entre em contato imediatamente com a Eco Serrana.